SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG!


Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre alimentação e saúde, é um canal direto com o profissional onde nos comunicamos de forma rápida e moderna, mande sua pergunta para algum dos e-mails abaixo e responderei o mais rápido possível!

Muito obrigado pela vista e volte sempre!

ENVIE SUA PERGUNTA PARA:

dicasdonutricionista@gmail.com

ATENDENDO PELOS PLANOS:

GoodLife Saúde
Mais Saúde
São João de Deus Saúde
Saúde Caixa

Pesquise no Blog

Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2010

Relação entre a Alimentação e o Sistema Nervoso (Pergunta Enviada)


"PERGUNTA PARA O NUTRICIONISTA: Há alguma relação entre tipos de alimentos que ingerimos e o desenvolvimento da memória, concentração e proteção contra doenças neurológicas?"

Sabrina de Almeida P. Pereira / Pará de Minas

Pergunta enviada pelo MSN gustavocaffaro@hotmail.com em 04/03/2010


Boa Tarde Sabrina! Primeiramente obrigado pela pergunta, espero poder explicar um pouco mais sobre este assunto para você e para todos os leitores do blog.

Pela sua pergunta entendi que você gostaria de saber mais para o lado preventivo de tais doenças, então tentarei focar mais para este seguimento.

Primeiro é necessário entender que no campo da nutrição classificamos as doenças neurológicas em dois grupos específicos, o primeiro são os das “Doenças neurológicas que surgem por deficiências ou excessos nutricionais” e o segundo os das “Doenças neurológicas com etiologias não nutricionais”, as quais não entrarei em detalhes nesta postagem. Estes dois grupos são bem distintos entre si e possuem peculiaridades próprias, seus nomes os classificam muito claramente.

O primeiro grupo é composto na literatura médica por 5 doenças: Beribéri, Palagra, Anemia Perniciosa, Síndrome de Wernicke-Korsakoff e Acidente Vascular Cerebral.

Todas estas doenças citadas acima são classificadas como Distúrbios Neurológicos e estão diretamente relacionadas com a alimentação, algumas por deficiência outras por excesso de algum nutriente em especifico.

A TIAMINA, ou Vitamina B1 é uma das mais importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso, a ingestão adequada diária desta vitamina garante a proteção contra várias doenças carenciais.

Sinais de falta: insônia, nervosismo, irritação, fadiga, depressão, perda de apetite e energia, dores no abdômen e no peito, sensação de agulhadas e queimação nos pés, perda do tato, inclusive PERDA DA MEMÓRIA E PROBLEMAS DE CONCENTRAÇÃO.

Então aposto que vocês devem estar se perguntando; como saber qual a quantidade de vitamina B1 devo ingerir durante o dia?

Esta quantidade varia um pouco de acordo com a idade, sexo, peso, altura, patologias associadas, etc, mas em média a OMS recomenda para um indivíduo adulto o consumo de 0,4 mg/dia.

As principais alimentos ricos em tiamina são:


Ervilha

Feijão

Pão integral

Arroz Integral

Cereal Integral

Noz

Fígado

Rim

Carne de porco

Peixe

Amendoim

Verduras amargas

Gema de ovo

Macarrão integral



Ingerindo diáriamente estes alimentos seu organismo estará com certeza repleto desta vitamina e seu sistema nervoso protegido.

É valido lembrar que existem no mercado suplementos vitamínicos que tem em sua composição a tiamina, mas seu uso sem orientação do médico e/ou nutricionista pode ser perigoso para sua saúde. É exatamente sobre isto que falarei na próxima postagem, caso ainda haja alguma dúvida favor entrar em contato.

Obrigado pela visita, volte sempre e tenha uma boa tarde!

Um comentário:

  1. Olá!
    Meu nome é Sandra Martins. Eu e meu esposo somos Supervisores da Forever Living Products Brasil e gostaríamos muito de lhes apresentar os produtos com os quais trabalhamos. São suplementos alimentares, totalmente naturais, à base de Aloe Vera (a famosa Babosa).
    A Forever Living Products é líder mundial no cultivo, processamento e distribuição de produtos de Aloe Vera. A Forever Living foi fundada em 1978 e está no Brasil desde 1996.
    A Aloe Vera é uma planta rica em nutrientes e tem muitas propriedades: é regeneradora celular, anti-inflamatória, coagulante, antibiótica, anti-séptca, entre muitas outras. Ela é chamada de “Planta da Saúde e da Beleza”.
    Todos os produtos Forever Living têm sua qualidade reconhecida mundialmente.
    Nossa linha abrange desde produtos para nutrição (suplementos alimentares), como também toda uma linha de cosméticos, maquiagem, cuidados com a pele, redução de peso e de medidas.
    Além de tudo isso, você também pode se cadastrar, através de um patrocinador, e também revender os produtos para seus clientes.
    Se for de seu interesse conhecer mais sobre os produtos e o plano de negócios, por favor, agende uma visita conosco.
    Nossos telefones são: 9239-4121 (Sandra ) – 9311-3261 (Sidnei) – (31) 3371-4198.
    Vocês também podem acessar o nosso blog para maiores informações:
    www.foreversaudeenutricao.blogspot.com
    Ou podem também entrar em contato através do email:
    sandraesidneiforever@gmail.com
    Para conhecer sobre a empresa, vocês também podem acessar o site nacional e o site internacional:
    www.foreverliving.com.br
    www.foreverliving.com
    Desde já, agradecemos a oportunidade e nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento.
    Agende uma visita sem compromisso e faremos a demonstração de nossos produtos.
    Atenciosamente,
    Sandra e Sidnei Martins
    Supervisores
    Forever Living Products Brasil
    FLP: 550.001.25.6884
    FOREVER: A MAIOR OPORTUNIDADE DO MUNDO!

    ResponderExcluir