SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG!


Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre alimentação e saúde, é um canal direto com o profissional onde nos comunicamos de forma rápida e moderna, mande sua pergunta para algum dos e-mails abaixo e responderei o mais rápido possível!

Muito obrigado pela vista e volte sempre!

ENVIE SUA PERGUNTA PARA:

dicasdonutricionista@gmail.com

ATENDENDO PELOS PLANOS:

GoodLife Saúde
Mais Saúde
São João de Deus Saúde
Saúde Caixa

Pesquise no Blog

Páginas

quinta-feira, 4 de março de 2010

Fenilalanina e Câncer (Pergunta Enviada)



"Gustavo, gostaria de saber sobre a FENILALANINA pricipalmente se ela realmente causa câncer."

Mírian Campos, Pará de Minas
Pergunta enviada
pelo email gustavocaffaro@hotmail.com em 02/03/2010


Pois bem, muito já ouvi falar a respeito sobre essa possível associação da fenilalanina com o câncer, conheço um pouco sobre a história do caso mas confesso que nunca dediquei meu tempo para uma pesquiza mais profunda sobre o assunto, entretanto, esta hora chegou!
Primeiro gostaria de fazer uma breve introdução explicando a diferença entre fenilalanina e o aspartame. A fenilalanina é de forma correta e muito simples descrita no teixo a seguir coletado na wikipedia.

"É um composto natural que está presente em todas as proteínas (vegetais ou animais). O corpo humano necessita da fenilalanina, pois é uma parte integral de todas as proteínas do nosso corpo. Os humanos não conseguem sintetizar a fenilalanina, logo é um componente essencial da nossa dieta diária, sem ela o corpo não consegue funcionar."



Já o adoçante artificial aspartame é um dos mais usados mundialmente para substituir o açúcar nos produtos dietéticos e foi introduzido no mercado no início da década de 80. Como é feito basicamente a partir de dois aminoácidos essenciais, e um deles é justamente a fenilalanina.


A
segurança e ausência de efeitos colaterais do aspartame desde a sua introdução no mercado nunca haviam sido contestadas... até que em 1996 surgiu um médico americano chamdo John Olney que publicou um estudo em um famoso jornal de medicina e saúde que imediatamente chamou a atenção do mundo todo. Ele obeservou por meio de registos que desde o ano de 1981 houve um aumento significativo (em torno de 10%) nos casos relatados de tumores cerebrais. Este estudo ainda concluiu que neste mesmo período houve uma pequena redução dos casos de tumores relativamente menos agressivos (astrocitomas) e um aumento da incidência de um tipo de tumor muito mais agressivo, e muitas vezes terminal, chamado glioblastoma.

Muito foi se falado na época e nada foi realmente provado e constatado, nenhum outro fator foi levado em consideração e ele simplesmente associou um fato ao outro e que tomou a culpa nesta história toda desde de então foi justamente a FENILALANINA.

Entretanto um estudo pioneiro recente, realizado no Brasil realizado pelo CENUGEN – Centro de Estudos em Nutrição e Genética Toxicológica da UniFil, entitulado de "Avaliação dos efeitos da fenilalanina na prevenção de danos clastogênicos induzidos pela administração aguda de ciclofosfamida em camundongas prenhes e não prenhes", tentou provar justamente o contrário, que a FENILALANINA poderia em certos casos proteger contra o câncer. Em primeira instância os resultados foram positivos mas é válido lembrar que o estudo é recente e foi realizado apenas em camundongos, novas pesquisas devem ser realizadas para comprovar a veracidade desta teoria e quem sabe tirar o título de vilão da fenilalanina.

É válido lembrar que não estou afirmando nem que sim nem que não, mostro a dificuldade que nós profissionais encontramos diariamente, postanto tenho sempre uma conduta característica, na dúvida, prefiro não recomendar. Ainda pelo fatode que a fonte principal de ingestão da fenilalanina ser mesmo o aspartame e os alimentos que o contêm em sua composição. Estes adoçante artificial e seus derivados podem e devem ser substituidos por fontes comprovadamente mais saudáveis e seguras. Ou você quer ser cobaia de algum experimento?

Obrigado, tenham uma ótima tarde!

Referências:

Olney J. W. et al, "Increasing brain tumor rates: is there a link to aspartame?", Journal of Neuropathology and Experimental Neurology, Vol.55, No11, November 1996.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fenilalanina - acessado em 04/03/2010

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pelo matéria sobre fenilalanina! Acho que o melhor é evitar essa essa substancia!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Meu professor de portugues disse que o mais importante de uma lingua nao é a ortografia, e sim, estabelecer a comunicaçao. Caso nao haja prejuizo no entendimento da materia, o que foi o caso, nao vejo problema algum. Todo esse formalismo so forma analfabetos funcionais e dificulta ainda mais o nosso contato com a lingua portuguesa :(

      Excluir