SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG!


Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre alimentação e saúde, é um canal direto com o profissional onde nos comunicamos de forma rápida e moderna, mande sua pergunta para algum dos e-mails abaixo e responderei o mais rápido possível!

Muito obrigado pela vista e volte sempre!

ENVIE SUA PERGUNTA PARA:

dicasdonutricionista@gmail.com

ATENDENDO PELOS PLANOS:

GoodLife Saúde
Mais Saúde
São João de Deus Saúde
Saúde Caixa

Pesquise no Blog

Páginas

segunda-feira, 8 de março de 2010

Atividade Física x Atividade Esportiva


A muito tempo sou contestado por pacientes ou amigos sobre as vantagens da atividade física. Recentemente e pela 200ª vez recebi um email que “critica” a prática de atividade física, dando exemplos verídicos de esportistas que morreram jovens e de pessoas sedentárias com hábitos de vida errôneos que chegaram a idade centenária. Tenho certeza de que a maioria dos que aqui lêem esta postagem sabem de que e-mail estou falando. Claro que eu sei que se trata de uma brincadeira bem humorada, mas sei também que pessoas que não possuem a devida informação podem acreditar no que lhes foi proposto ali.

Pois bem, resolvi postar hoje para vocês uma pequena explicação de porque isso acontece. Existem diferenças entre ATIVIDADE FÍSICA E ATIVIDADE ESPORTIVA. A esportiva é mais intensa, voltada à competição. Estudos já demonstraram que os praticantes não têm uma longevidade maior que a média da população. Já aqueles que praticam atividade física, que são ativos, que caminham, dançam, enfim, que não ficam parados, são mais saudáveis e têm uma expectativa de vida significativamente maior que os demais.

A alimentação desses dois grupos deve ser bem distinta, é muito comum encontrarmos praticantes de atividade física que se julgam atletas, isto de torna potencialmente perigoso a partir do momento que não existem profissionais acompanhando de perto esta pessoa. Antes de qualquer atividade física é necessário realizar um check-up médico para avaliar exames de sangue muito importantes como glicemia, TSH (tireóide), colesterol, etc. É importante também verificar como anda o coração, a pressão arterial e a freqüência cardíaca, para isto é necessário consultar um cardiologista.

Após liberado por estes profissionais é preciso procurar um fisioterapeuta para verificar como anda a estrutura muscular e esquelética e um educador físico para determinar e ensinar qual será a atividade mais adequada para o seu caso, de acordo com seu objetivo e limitações.
De nada adianta querer se exercitar para cuidar da saúde ou emagrecer se sua alimentação não for balanceada, para este caso somente o nutricionista está habilitado para te orientar qual a necessidade energética e de vitaminas e minerais adequada para você individualmente.
Em alguns casos, uma suplementação alimentar e/ou vitamínica pode ser necessária, mas muito cuidado com a auto-suplementação ela pode ser extremamente perigosa. Os suplementos devem ser indicados por um profissional, que levará em conta as eventuais necessidades de cada organismo. De acordo com estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, o consumo de suplementos vitamínicos pode cortar parte dos efeitos benéficos da prática de exercícios físicos. Portanto, geralmente somente os atletas e praticantes de atividades de grande intensidade, são indicados para receber determinadas suplementações, salvo sobre orientação do nutricionista e/ou médico.

Isto acontece porque os atletas liberam radicais livres em maior concentração, ou seja, há mais chance de estresse oxidativo se não houver acompanhamento adequado, já para os praticantes de atividades físicas, apenas uma alimentação balanceada geralmente é suficiente para equilibrar os níveis de radicais livres.

Portanto lembre-se, antes de qualquer tipo de prática esportiva ou recreativa, consulte os profissionais adequados para cada ocasião para que eles possam te aconselhar corretamente. Nós, profissionais da saúde, estamos aqui para cuidar de vocês!
Muito Obrigado e uma boa tarde a todos!

* Nota:

Radicais livres são moléculas ou átomos com um número ímpar de elétrons, são produzidos pelas células do nosso corpo, durante o processo de combustão do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, o nosso organismo possui enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através de nosso metabolismo desde que esses radicais estejam em quantidades seguras.

É importante destacar que uma boa alimentação, rica em verduras, legumes e frutas, é a melhor maneira de prevenir os radicais livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário