SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG!


Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre alimentação e saúde, é um canal direto com o profissional onde nos comunicamos de forma rápida e moderna, mande sua pergunta para algum dos e-mails abaixo e responderei o mais rápido possível!

Muito obrigado pela vista e volte sempre!

ENVIE SUA PERGUNTA PARA:

dicasdonutricionista@gmail.com

ATENDENDO PELOS PLANOS:

GoodLife Saúde
Mais Saúde
São João de Deus Saúde
Saúde Caixa

Pesquise no Blog

Páginas

sexta-feira, 12 de março de 2010

Farinha de Casca de Banana Verde

"Gostaria de saber como usar e como fazer a casca de banana para o controle da diabete?"

Pergunta enviada por Isabella através do blog no dia 11/03/2010

Primeiramente bom dia Isabella e a todos os leitores! Gostaria de agradecer a sua visita e por sua pergunta!

A Banana em geral é uma fruta riquíssima, possui em sua composição principalmente as Vitaminas A e C, Fibras, além de muito Potássio. Além disto, é muito rica em Triptofano, substância que aumenta a secreção de serotonina (mesmo hormônio liberado quando consumimos chocolate), que aumenta a sensação de prazer e bem estar além de combater naturalmente a depressão. É uma ótima fonte de energia pois é muito rica também em Carboidratos (açúcares) por isto deve ser ingerida com certa cautela, PRINCIPALMENTE pelos diabéticos.

Entretanto quando o fruto ainda está verde, não apresenta a Sacarose (açúcar presente no fruto maduro), por isto que a banana verde não é doce e possui um sabor bem característico que "aperta" na boca. Antes da sacarose ser formada na fruta, ela é rica em uma substância muito peculiar chamada AMIDO RESISTENTE, e é este amido que torna a banana verde benéfica no combate ao diabetes.

Quando este amido entra no nosso organismo ele não é absorvido nem sequer digerido, passando assim direto por nosso intestino delgado, quando ele chega ao nosso intestino grosso ele vira alimento das bactérias que naturalmente vivem alí. É neste momento que os benefícios começam a acontecer, pois estas bactérias após digerir o amido resistente produzem substâncias que são benéficas para o nosso organismo que ajudam a prevenir várias doenças como câncer e o diabetes.

Foi observado que o seu uso diminúi os valores da glicose significativamente inclusive em pessoas que já são diabéticas. Costumo usá-la muito em meu consultório e tenho tido resultados excelentes.

O modo de usá-la varia bastante com o caso, entretanto ela pode ser usada até mesmo misturada na ração humana, inclusive algumas marcas já a trazem em sua composição. No geral recomendo adicionar 200 gramas de farinha de banana verde para cada 1 kg de ração humana. ENTRETANTO, gosto sempre de frizar que ESTAS QUANTIDADES E OS HOÁRIOS DE CONSUMO VARIAM BASTANTE DE ACORDO COM O SEU CASO, PRINCIPALMENTE SE FOR DIABÉTICO, nestes casos eu aconselho estar procurando um profissional. Mas no geral, utilizo ela 1 colher de sopa duas vezes ao dia (pela manhã e a noite), sempre acompanhado de um copo de água fresca.

Muito cuidado para não abaixar demais a glicose, pois a hipoglicemia (gliscose baixa) é a curto prazo ainda mais perigosa que a hiperglicemia (glicose alta), podendo em alguns casos levar a pessoa a quedas, desmaios e até mesmo ao coma. Por isto é sempre bom procurar o especialista.

A respeito da receita para fazer a farinha de banana verde, para ser sincero eu desconheço, pois sei que é a original é uma fórmula patentiada e meio "secreta", mas você encontra esta farinha industrializada pronta para o consumo nas melhores lojas do ramo da cidade.

Muito obrigado pela pergunta espero ter conseguido tirar sua dúvida. Tenham um bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário