SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG!


Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre alimentação e saúde, é um canal direto com o profissional onde nos comunicamos de forma rápida e moderna, mande sua pergunta para algum dos e-mails abaixo e responderei o mais rápido possível!

Muito obrigado pela vista e volte sempre!

ENVIE SUA PERGUNTA PARA:

dicasdonutricionista@gmail.com

ATENDENDO PELOS PLANOS:

GoodLife Saúde
Mais Saúde
São João de Deus Saúde
Saúde Caixa

Pesquise no Blog

Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O que é Quinua?

Considerada recentemente pela FAO - Food And Agriculture Organization - entidade ligada à Organização das Nações Unidas, como o alimento mais completo conhecido atualmente, a quinua tem uma longa história de vida para contar. Originária da região dos Andes, é encontrada na Bolívia, Peru e Colômbia e era consumida pelas populações indígenas da Bolívia e do Peru antes mesmo que o continente americano fosse descoberto.

No mundo moderno, ela foi descoberta relativamente há pouco tempo. Embora tenha sido incluída pela Nasa na alimentação dos astronautas, seu consumo pela população em geral está sendo impulsionado somente agora, depois das conclusões da FAO sobre as propriedades desse grão.

Para começar, a Quinua não contém glúten, o que é um dado festejado por milhares de celíacos, que apresentam intolerância ao glúten, informa a nutricionista Vanderli Marchiori, especializada em medicina natural pelo Manchester Institute de Boston, EUA. Além disso, a quinua contém mais aminoácidos essenciais do que qualquer outro cereal, e essa característica favorece a formação correta de massa muscular,outra vantagem desse alimento é a quantidade de proteínas, também muito acima da que se encontra em outros tipos de cereal.

A Quinua pode ser encontrada em diversas apresentações: grão, farinha, flocos e até macarrão. O mais aconselhavel é optar pelo grão, que deve ser cozido antes de ser consumido, porque ele contém maior quantidade de fibras, o que auxilia no processo digestivo e, teoricamente, retarda a absorção da glicose no sangue.

Teoricamente porque ainda não existem estudos científicos que esclareçam o comportamento da quinua sobre a glicemia, mas por suas características podemos pensar que ela pode melhorar a curva glicêmica sem provocar picos.

Por isso, ela aconselha que o diabético consuma a Quinua em substituição ao arroz em sua refeição e, após aproximadamente duas horas, faça a medição da sua glicemia pós-prandial.

Acompanhando o comportamento de sua glicemia, que pode variar de pessoa a pessoa, você vai saber se o efeito da Quinua é benéfico ou não no seu caso.

Infelizmente a produção nacional ainda é limitada, está sendo conduzida pela Embrapa,e inda é incipiente e por isso o consumidor depende das importações que acabam elevando o preço do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário