SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG!


Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre alimentação e saúde, é um canal direto com o profissional onde nos comunicamos de forma rápida e moderna, mande sua pergunta para algum dos e-mails abaixo e responderei o mais rápido possível!

Muito obrigado pela vista e volte sempre!

ENVIE SUA PERGUNTA PARA:

dicasdonutricionista@gmail.com

ATENDENDO PELOS PLANOS:

GoodLife Saúde
Mais Saúde
São João de Deus Saúde
Saúde Caixa

Pesquise no Blog

Páginas

sábado, 24 de abril de 2010

A Função de Cada Cor na Alimentação

Vovó já dizia que o prato tem que ser colorido. E a sabedoria da vovó nunca falha. As cores dos alimentos nos dizem mesmo muito sobre as propriedades de cada um na alimentação. Elas indicam a presença de substâncias nutritivas, como antioxidantes, vitaminas e minerais.

O vermelho indica a presença de licopeno, um poderoso antioxidante celular, que ajuda na prevenção de câncer. Pode ser encontrado em tomates, melancia, morango e beterraba.

Alimentos verdes possuem clorofila. Ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, são desintoxicantes e energéticos. Exemplos são pepino, alface e abacate.

A cor roxa (e também preto ou azulado) quer dizer que há antocianina presente. A substância está intimamente relacionada à vitamina B1, que ajuda a transformar vários nutrientes em energia. Contribui com o funcionamento adequado do sistema nervoso, coração e garante disposição. Exemplos: cebola roxa, repolho roxo, azeitona preta.

O Branco está relacionado com a presença de cálcio, que é muito importante na formação óssea. Também indica fósforo e vitamina B6, que colabora com a digestão de proteínas e respiração celular. Como exemplo temos o nabo, a mandioca, palmito, alho e coco.

As cores ligadas à beleza são laranja e amarelo. O laranja, encontrado especialmente em cenouras, indica a presença de betacaroteno, que é antioxidante. Ajuda a realçar e manter o bronzeado. Além disso, é importante para o metabolismo de gorduras e manutenção de tecidos e cabelos. O amarelo ajuda no fortalecimento de cabelos, unhas, imunidade do organismo e conservação da pele. Milho, laranjas e damascos são bons exemplos.

Para encerrar, há também os alimentos marrons, como castanhas e grãos, que são ricos em fibras. Possuem também muita vitamina E e o mineral selênio, com propriedades anticoagulante, vasodilatadora e antioxidante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário