SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG!


Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre alimentação e saúde, é um canal direto com o profissional onde nos comunicamos de forma rápida e moderna, mande sua pergunta para algum dos e-mails abaixo e responderei o mais rápido possível!

Muito obrigado pela vista e volte sempre!

ENVIE SUA PERGUNTA PARA:

dicasdonutricionista@gmail.com

ATENDENDO PELOS PLANOS:

GoodLife Saúde
Mais Saúde
São João de Deus Saúde
Saúde Caixa

Pesquise no Blog

Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Consumo de Bebidas Alcoólicas Pode Prevenir Doenças do Coração


Em estudos observacionais, o consumo moderado de álcool tem sido associado à diminuição do risco para doença cardiovascular em geral, que é o principal determinante da insuficiência cardíaca. Outros pesquisadores encontraram que o consumo pesado de bebida alcoólica pode aumentar o risco para cardiomiopatia. Entretando, acaba de ser publicado, na revista Circulation, um estudo prospectivo mostrando que o consumo moderado (de até duas doses de bebida para homens e uma para mulheres) pode proteger da falência do coração, principalmente entre pessoas que já tiveram alguma doença cardiovascular.

O trabalho envolveu o acompanhamento de mais de 20 mil médicos homens norte-americanos durante mais de 18 anos. Desses, foram selecionados os 904 que apresentaram episódios de insuficiência cardíaca (heart failure), entre os quais foram coletadas, regularmente, informações sobre o hábito de beber. Foi identificada, nesse estudo, uma tendência significativa (p = 0,002) de se manter livre de eventos de insuficiência, da menor (1 dose por semana) para a maior categoria de consumo (sete doses por semana). Isso significa que foi demonstrado que “beber moderadamente está inversamente associado com o risco de falência cardíaca, numa relação dose-resposta”, comentam os autores. Mesmo após ajuste para índice de massa corpórea e doença valvular prévia, a tendência se menteve. Ajuste para prática de exercício físico também não alterou os resultados. Só não foi encontrada associação significativa entre o consumo quando excluídos os pacientes sem antecedentes de doença cardiovascular. Trata-se, segundo os autores, de um dos poucos trabalhos analisando essa associação em longo prazo de consumo.

“Embora todo paciente deva ser aconselhado contra o consumo pesado de bebida alcóolica, nossos resultados sugerem que beber moderadamente pode diminuir o risco de falência cardíaca, especialmente os eventos relacionados com doença cardiovascular prévia”, comentam os pesquisadores.

Entretanto eu acredito que os resultados não devem ser rapidamente generalizados para a população em geral, visto que se trata de amostra de médicos, portanto de nível educacional maior, e cuja dieta e os hábitos de vida “poderiam ser considerados protetores contra a doença cardiovascular”. Resta saber, a partir de estudos específicos, se realmente isso é verdade…

Segundo os resultados do estudo a incidência crua de insuficiência cardíaca foi de 25 por 1.000 por pessoa para o consumo de uma dose semanal de bebida, 20 por 1.000 para 1 a 4 doses, 24,3 por 1.000 para 5 a 7 doses e 20,6 por 1.000 para 7 doses por semana.


Referência(s)
Djousse L, Gaziano JM. Alcohol consumption and risk of heart failure in the Physicians' Health Study I. Circulation. 2007;115(1):34-9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário