SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG!


Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre alimentação e saúde, é um canal direto com o profissional onde nos comunicamos de forma rápida e moderna, mande sua pergunta para algum dos e-mails abaixo e responderei o mais rápido possível!

Muito obrigado pela vista e volte sempre!

ENVIE SUA PERGUNTA PARA:

dicasdonutricionista@gmail.com

ATENDENDO PELOS PLANOS:

GoodLife Saúde
Mais Saúde
São João de Deus Saúde
Saúde Caixa

Pesquise no Blog

Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cuidado com o Desperdício!


Você sabia que os talos, cascas e folhas dos alimentos possuem grandes quantidades de substâncias muito importantes para o organismo? Pois é. E, mesmo assim, costumamos descartá-los.

Desperdiçamos, assim, não só dinheiro, mas também jogamos no lixo nutrientes como a vitamina C, fósforo e cálcio. Nem sempre essas partes retiradas para o preparo de refeições são saborosas, mas podem ser incluídas moídas em bolos e farofas. É possível também utilizar talos e cascas em caldos, sopas, no cozimento de carnes ou para serem consumidos puros. Cascas de frutas podem servir para compotas, geléias e doces.

Muitas vezes, a quantidade de certos nutrientes concentrados na casca ou folha é maior do que a encontrada nas polpas. 100 g da folha da couve-flor contem 122 mg de vitamina C, quatro vezes mais que uma laranja, por exemplo. A quantidade de vitamina C diária recomendada é de no mínimo 45 mg.

Outro exemplo são as folhas da cenoura, as quais possuem cerca de 25 mg de ferro, suficiente para a suprir a quantidade diária recomendada para um adulto.

A ONG Banco de Alimentos em uma área no site reservada para ensinar sobre o aproveitamento dos talos, cascas e folhas. Acesse clicando AQUI.

O SESI-SP também possui um programa de aproveitamento integral de alimentos. As unidades oferecem um curso que ensina o valor dessas partes desperdiçadas e receitas para aproveitá-las. Mais informações clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário