SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG!


Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre alimentação e saúde, é um canal direto com o profissional onde nos comunicamos de forma rápida e moderna, mande sua pergunta para algum dos e-mails abaixo e responderei o mais rápido possível!

Muito obrigado pela vista e volte sempre!

ENVIE SUA PERGUNTA PARA:

dicasdonutricionista@gmail.com

ATENDENDO PELOS PLANOS:

GoodLife Saúde
Mais Saúde
São João de Deus Saúde
Saúde Caixa

Pesquise no Blog

Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

As Gorduras Trans

gordura_trans    

      Na natureza existem dois tipos de gorduras: as saturadas (de origem animal) e as insaturadas (na maior parte das vezes vindas de vegetais). As gorduras transaturadas ou simplesmente gorduras Trans é um subproduto obtida das gorduras insaturadas através de um processo artificial de hidrogenação de moléculas (introdução de moléculas de hidrogênio).

      Estas, teoricamente, mais saudáveis do que as saturadas adquirem após este processo uma consistência mais firme e sólida que se torna mais adequada para a conservação de determinados alimentos.

      Mas na prática as coisas não funcionam assim! No decorrer do tempo inúmeros estudos científicos demonstraram exatamente o contrário. As gorduras trans tornaram-se ainda mais perigosas do que as saturadas, agindo na via totalmente oposta à das gorduras insaturadas, aumentando o colesterol ruim e diminuindo o bom colesterol. Deste modo sendo causadora ou no mínimo contribuindo significativamente no aparecimento e agravos de hipertensão arterial, arritmias e até cardiopatias (doenças do coração) ainda mais graves, como infartos e derrames.

      Não se sabe ainda exatamente o porque isto acontece, mas estudos complementares vem sido desenvolvidos para responder a estas questões. Mas pelo que imagino através de algo que já li a respeito do assunto e até mesmo por opinião própria é que estas gorduras devem ser mais dificilmente metabolizada por nosso corpo por ser artificial e de certa forma “estranha” para o nosso organismo.

      É válido e importante ressaltar que recentemente tornou-se obrigatório a obrigatoriedade dos fabricantes em informar de maneira clara nos rótulos dos alimentos a adição desta substância.

      A dica é que fique o mais longe possível dos alimentos que apresentarem esta composição.

Um comentário: