SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG!


Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre alimentação e saúde, é um canal direto com o profissional onde nos comunicamos de forma rápida e moderna, mande sua pergunta para algum dos e-mails abaixo e responderei o mais rápido possível!

Muito obrigado pela vista e volte sempre!

ENVIE SUA PERGUNTA PARA:

dicasdonutricionista@gmail.com

ATENDENDO PELOS PLANOS:

GoodLife Saúde
Mais Saúde
São João de Deus Saúde
Saúde Caixa

Pesquise no Blog

Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Porque a Gordura se Acumula no Corpo?


Nos tempos remotos, quando o homem vivia em cavernas e era nômade, o organismo humano desenvolveu um processo para proteger a vida. Com todas as dificuldades em conseguir alimento na natureza em certas ocasiões, quando a caça ia mal e a natureza não fornecia o necessário, o homem precisava acumular energia. Como não sabia quando teria comida disponível, o organismo armazenava toda a energia que podia para garantir a sobrevivência. Essa energia era armazenada na forma de gordura.

Quando o homem das cavernas encontrava alimento, comia muito. O organismo interpretava isso como um sinal para começar a armazenar, na expectativa de que sofreria novamente um longo período de escassez.

Esse mecanismo permanece no DNA do homem até hoje. E os alimentos que o homem consume atualmente são bem diferentes das frutas e alimentos crus com os quais o homem das cavernas estava acostumado. Agora tudo é frito, doce, industrializado…

O mecanismo de reserva, aliado ao alto teor calórico dos alimentos, facilita ainda mais o acúmulo de gordura no corpo.

E essa gordura é bastante persistente. É difícil de se perder. Isso porque ela possui uma estrutura molecular que dificulta a queima. Ela precisa de, por exemplo, 3,5 vezes mais esforço para ser queimada do que o carboidrato, outra fonte de energia.


Fonte: Entre na Línea

Nenhum comentário:

Postar um comentário