SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG!


Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre alimentação e saúde, é um canal direto com o profissional onde nos comunicamos de forma rápida e moderna, mande sua pergunta para algum dos e-mails abaixo e responderei o mais rápido possível!

Muito obrigado pela vista e volte sempre!

ENVIE SUA PERGUNTA PARA:

dicasdonutricionista@gmail.com

ATENDENDO PELOS PLANOS:

GoodLife Saúde
Mais Saúde
São João de Deus Saúde
Saúde Caixa

Pesquise no Blog

Páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

O Que é Pré-Diabetes?

Antes do desenvolvimento do diabetes tipo 2, as pessoas normalmente passam pelo estado de pré-diabetes, em que o nível de glicemia é maior que o normal, mas não alto o suficiente para caracterizar o diabetes, que está entre 100 mg/dl e 125 mg/dl no exame da glicemia em jejum, ou entre 140 mg/dl e 199 mg/dl na segunda hora do teste de curva glicêmica. Nem todos os pré-diabéticos tornam-se, necessariamente, diabéticos, mas este estado de saúde requer uma atenção maior devido ao risco da progressão.

O número de casos diagnosticados de diabetes tipo 2 vem sofrendo aumento decorrente, principalmente, de obesidade e inatividade física. E são justamente os ndivíduos com sobrepeso ou obesidade os que apresentam risco maior de desenvolver a progressão para diabetes tipo 2 quando pré-diabéticos.

Diversos estudos avaliaram a eficácia de intervenções no estilo de vida e medicamentosas sobre a redução da resistência à insulina em indivíduos pré-diabéticos e as conclusões mostram que mudanças para uma vida mais ativa e saudável podem ser tão eficientes e menos invasivas do que o tratamento medicamentoso.

A adoção de hábitos de vida mais saudáveis, como uma dieta hipocalórica e hipogordurosa e 150 minutos por semana de atividade física em intensidade moderada foi responsável pela redução de peso e chances de desenvolvimento de diabetes tipo 2 em indivíduos com pré-diabetes.

A perda de peso parece ser a variável mais importante para estes resultados, pois 1 Kg de peso corporal perdido está associado com uma redução de 16% de risco para diabetes. Entretanto, indivíduos que mudaram seus hábitos de vida e não necessariamente perderam peso, também apresentaram resultados positivos.

Bibliografia:

Sociedade Brasileira de Diabetes. Pré-diabetes. O que é isso? Disponível em: http://www.diabetes.org.br/tipos-de-diabetes/128. Acessado em: 04/12/2009.
American Diabetic Association. Pre-diabetes. Disponível em: http://www.diabetes.org/diabetes-basics/prevention/pre-diabetes/.

Ma J, King AC, Wilson SR, Xiao L, Stafford RS. Evaluation of lifestyle interventions to treat elevated cardiometabolic risk in primary care (E-LITE): a randomized controlled trial. BMC Fam Pract. 2009;10:71Disponível em: http://www.biomedcentral.com/1471-2296/10/71.

Perreault L, Kahn SE, Christophi CA, Knowler WC, Hamman RF. Regression From Pre-Diabetes to Normal Glucose Regulation in the Diabetes Prevention Program. Diabetes Care. 2009;32(9):1583-8. Disponível em: http://care.diabetesjournals.org/content/32/9/1583.long.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Qual o Papel do Nutricionista na Prevenção e Tratamento do Diabetes Tipo 1? (Pergunta Enviada)

Oi, boa noite. Conheci seu blog recentemente e achei muito interessante.
Gostaria de fazer uma pergunta: Qual o papel do nutricionista na prevenção e tratamento
de um paciente com Diabetes mellitus tipo 1?
A aguardo resposta e agradeço a atenção.
Júnior


BOM DIA JÚNIOR!

DESCULPE A DEMORA NA RESPOSTA DA PERGUNTA MAS É PORQUE EU REALMENTE ESTOU TENDO MUITO TRABALHO (GRAÇAS A DEUS), MUITAS PERGUNTAS ESTÃO SENDO ENVIADAS DIARIAMENTE E O CONSULTÓRIO NÃO PARA!

POIS BEM! EM RELAÇÃO AO DIABETES TIPO 1, SUA PREVENÇÃO E TRATAMENTO SÃO PRATICAMENTE OS MESMOS DO DIABETES TIPO 2, APESAR DE SEREM DOENÇAS DE FUNCIONAMENTO DIFERENTES, A SUA CAUSA E TRATAMENTO ESTÃO DIRETAMENTE ASSOCIADAS COM O CONSUMO EXCESSIVO DE CARBOIDRATOS SIMPLES, PRINCIPALMETE O AÇÚCAR. PARA EVITARMOS E TRATARMOS PRECISAMOS ESTABELECER PADRÕES INDIVIDUAIS PARA O CONSUMO DE ALIMENTOS PRINCIPALMENTE OS QUE SÃO RICOS EM CARBOIDRATOS SIMPLES, E TENTAR SUBISTITUÍLOS AO MÁXIMO POR CARBOIDRATOS COMPLEXOS.

O DIABETES TIPO 1 É GERALMENTE UM POUCO MAIS AGRESSIVO, POIS NA MAIOR PARTE DAS VEZES SE MANIVESTA MAIS PRECOCEMENTE, AINDA NA INFÂNCIA OU ADOLESCÊNCIA, ESTE TIPO TAMBÉM PRECISA DE UM TRATAMENTO COM INSULINA DESDE CEDO POIS O PORTADOR NÃO CONSEGUE PRODUZÍLA OU PRODUZ EM QUANTIDADES INSUFICIENTES. O DIABÉTICO TIPO 2 TAMBÉM EM ALGUNS CASOS PODE NECESSITAR DE TRATAMENTO COM INSULINA MAS NÃO EM TODOS OS CASOS, ESTA SE TORNA A PRINCIPAL DIFERENÇA NO TRATAMENTO ENTRE AS DUAS DOENÇAS.

ASSIM COMO NO DIABETES TIPO 2 O TRATAMENTO INDIVIDUALIZADO TÊM RESULTADOS MAIS EFICIENTES E O CONTROLE É POSSÍVEL DESDE QUE HAJA UMA ASSOCIAÇÃO CORRETA ENTRE QUANTIDADE DE AÇÚCAR INGERIDO E QUANTIDADE DE INSULINA INJETADA.

JÁ POSTEI ANTERIORMENTE DOIS INTERESSANTES ARTIGOS QUE PODEM AJUDAR A ENTENDER AINDA MAIS SOBRE O DIABETES, UM QUE DEMONSTRA A RELAÇÃO ENTRE O DIABETES TIPO 1 E O GLUCAGON E TAMBÉM FALA UM POUCO SOBRE O FUNCIONAMENTO DA DOENÇA http://dicasdonutricionista.blogspot.com/2010/04/diabetes-tipo-i-x-glucagon-pergunta.html E UM OUTRO RECENTEMENTE POSTADO QUE FALA SOBRE O PAPEL DO NUTRICIONISTA NO TRATAMENTO DO DIABÉTICO TIPO 2, QUE COMO EU DISSE SÃO NO GERAL OS MESMOS http://dicasdonutricionista.blogspot.com/2010/06/papel-do-nutricionista-no.html.

NA PRÓXIMA POSTAGEM FALAREI SOBRE A DIFERENÇA ENTRE AS DUAS DOENÇAS PARA QUE FIQUE BEM CLARO A TODOS.

AGRADEÇO A SUA PERGUTA E PONHO-ME DE PRONTIDÃO PARA QUAISQUER FUTURAS DÚVIDAS OU ESCLARECIMENTOS.

GRANDE ABRAÇO E FIQUE SEMPRE LIGADO.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Cuidados com as Festas Juninas


O mês de junho é quase como um final de ano em termos de comemorações. Os vários santos lembrados com festas nessa época acabam criando situações em que as comemorações viram motivo para muita comilança. Fora isso, o friozinho que já começa a chegar em algumas regiões do País é um incentivo a mais para cair em tentação.

Mas tudo pode ser amenizado e aproveitado se a pessoa trabalhar com trocas, isto significa que, se a pessoa vai a uma festa onde sabe que estará exposta aos pés-de-moleque, paçocas, batatas doces, canjica e tantos outros quitutes da época, é bom procurar fazer as refeições anteriores de forma equilibrada e com mais ênfase em legumes e verduras. A mesma atitude pode ser adotada nas refeições do dia seguinte.

Mas mesmo que se faça essas trocas, é bom lembrar que não se deve abusar. Não comer em exagero e passar ao largo das bebidas típicas, como vinho quente e quentão, que são muito açucaradas, é um bom caminho para evitar dores de cabeça posteriores.

O importante é saber que todos os alimentos típicos das festas juninas são bastante calóricos e contêm muito carboidrato, e isso vale tanto para os doces com açúcar como para os dietéticos.

Como por exemplo, o pé-de-moleque, que na versão normal tem 77 calorias e 6 gramas de carboidratos e, na versão diet, tem 61 calorias e também 6 gramas de carboidratos. Isto é praticamente meio lanche. O mesmo acontece com a paçoquinha, com 107 calorias e 12 gramas de carboidratos na versão com açúcar e 100 calorias e 9 gramas de carboidratos na versão diet.

Portanto, muito cuidado com as festas juninas, independentemente se vc tem alguma doença ou se apenas quer evitar uns quilinhos a mais.

domingo, 13 de junho de 2010

Papel do Nutricionista no Tratamento do Diabetes Tipo 2

Oi, bom dia. Gostaria que vc me respondesse uma pergunta. Você pode me dizer o papel do nutricionista no tratamento de um paciente que tem diabetes mellitus do tipo 2.
Aguardo resposta.
Grata.
Carol Morais

BOM DIA CAROL!

O DIABETES É UMA DOENÇA DEGENERATIVA NÃO TRANSMISSÍVEL, OU SEJA, ELA É UMA DOENÇA QUE AO LONGO DO TEMPO TENDE SEMPRE A SE EVOLUIR E NÃO PODE SER TRANSMITIDA, APESAR DE PODER SER HERDADA. INDEPENDENTE SE FOR TIPO 1 OU TIPO 2 ESTA DOENÇA SEGUE A MESMA REGRA APESAR DE TER ETIOLOGIAS DIFERENTES.

INFELIZMENTE AINDA NÃO EXISTE CURA PARA O DIEBETES, ENTRETANTO EXISTE CONTROLE, MUITO EFETIVO POR SINAL, DESDE QUE COMECE CEDO SOBRE O ACONSELHAMENTO E SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS. UM DOS MAIS IMPORTANTES NESSE CASO É O NUTRICIONISTA.

O NUTRICIONISTA É TÃO IMPORTANTE PORQUE ELE QUE VAI CALCULAR E ENSINAR O DIABÉTICO A QUANTIDADE E A FREQUÊCIA DE CONSUMO DE CADA ALIMENTO, PRINCIPALMENTE DO CONSUMO DE CARBOIDRATOS.

O CARBOIDRATO É MUITO IMPORTANTE PARA QUALQUER SER HUMANO INCLUSIVE PARA O DIABÉTICO, POIS É ELE QUE NOS FORNECE A GLICOSE, QUE ÉA PRINCIPAL FONTE DE ENERGIA DO NOSSO CORPO, É COMO SE FOSSE A GASOLINA PARA O CARRO. O QUE ACONTECE NO DIABÉTICO TIPO 2 É QUE ELE TEM UMA DEFICIÊNCIA NAS CELULAS BETA DO PÂNCREAS, ISTO FAZ COM QUE O CORPO DO DIABÉTICO NÃO CONSIGA TRASNFORMAR ESTA GLICOSE EM ENERGIA, ACUMULANDO-A NA CORRENTE SANGUÍNEA E TRAZENDO VÁRIOS PROBLEMAS, PRINCIPALMENTE A MÉDIO E LONGO PRAZO.

ESTES PROBLEMAS PODEM SER AMENIZADOS E ATÉ MESMO TER SEU APARECEMENTO IMPEDIDO SE O DIABÉTICO CUIDAR DE SUA ALIMENTAÇÃO. ELA É O PONTO MAIS IMPORTANTE NA VIDA DO DIABÉTICO, E ELE DEVE ENXERGAR O ALIMENTO COMO SE FOSSE UM REMÉDIO.

REMÉDIOS TEM SEMPRE HORA E DOSAGEM PARA SEREM CONSUMIDOS, E SE O ALIMENTO PARA O DIABÉTICO É REMÉDIO ESTE TAMBÉM DEVERÁ TER UM CUIDADO ESPECIAL PARA SER CONSUMIDO. SOMENTE O NUTRICIONISTA É O PROFISSIONAL TOTALMENTE HABILITADO PARA A PRESCREVER UMA DIETA INDIVIDUALIZADA PARA CADA PACIENTE.

INFELIZMENTE O QUE VEMOS HOJE EM DIA É UM TRATAMENTO COLETIVO, ONDE DIETAS SÃO DIVULGADAS PARA TODOS OS DIABÉTICOS SEM CONSIDERAR A INDIVIDUALIDADE DE CADA UM. É FATO QUE EXISTE UMA REGRA GERAL PARA A ALIMENTANÇÃO DE TODO E QUALQUER DIABÉTICO, ENTRATANTO UM TRATAMENTO COM O NUTRICIONISTA, INDIVIDUALIZADO GARANTE UM MELHOR RESULTADO NO TRATAMENTO PROLONGANDO A SAÚDE DO DIABÉTICO E PREVENINDO COM MAIOR SEGURANÇA O APARECIEMENTO DOS PROBLEMAS CAUSADOS PELA DOENÇA.

É VALIDO LEMBRAR QUE O MÉDICO TAMBÉM É DE SUA IMPORTÂNCIA NO TRATAMENTO DO DIABÉTICO, PRINCIPALMENTE DO ENDOCRINOLOGISTA QUE É O MÉDICO RESPONSÁVEL PELA SAÚDE DAS GLÂNDULAS DO NOSSO CORPO.

PORTANTO, TODOS OS DIABÉTICOS DEVEM PROCURAR TODOS OS PROFISSIONAIS POSSÍVEIS PARA O ACOMPANHAMENTO E CUIDADO COM SUA SAÚDE.

ESPERO TER CONSEGUIDO RESPONDER SUA PERGUNTA CAROL, QUALQUER OUTRA DÚVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO. DESCULPE A DEMORA PARA RESPODER MAS FOI DEVIDO A UMA VIAGEM QUE PRECISEI FAZER PARA TRATAR DE ASSUNTOS PROFISSIONAIS.

MUITO OBRIGADO TODOS E UM GRANDE ABRAÇO E BOA SEMANA!

domingo, 6 de junho de 2010

Dietas Vegetarianas Também Precisam de Planejamento


A decisão de não comer carne ou produtos de origem animal em geral, que cada vez mais pessoas adotam como norma de vida, nem sempre significa, como querem seus adeptos, optar por hábitos alimentares saudáveis. Muitas vezes, quem decide tornar-se vegetariano acaba simplesmente deixando de comer a carne sem fazer as substituições adequadas para manter seu organismo bem nutrido.

É comum que pessoas ditas vegetarianas substituam a carne por produtos pouco saudáveis, ricos em gorduras trans, por exemplo, alimentando-se de forma geral apenas com lanches, salgadinhos e outros produtos industrializados.

As diretrizes do último consenso da American Dietetic Association (ADA), datado de 1997, afirmam que o vegetariano pode estar nutrido adequadamente em qualquer fase da vida, desde que sua alimentação seja bem planejada. Os produtos de origem animal são responsáveis por fornecer micronutrientes como a vitamina B12, ferro, cálcio e zinco, além das proteínas essenciais à saúde. Deixar de consumir esses produtos obriga a uma série de substituições, para evitar danos ao bem-estar.

A vitamina B12, que auxilia na divisão e renovação celular, pode ser encontrada no leite e nos ovos, mas também está presente em alguns cereais industrializados que são fortificados com essa vitamina. O ferro também pode ser absorvido a partir das leguminosas, como feijão, ervilha seca, soja e lentilha, mas, para ser aproveitado adequadamente é preciso ingerir frutas, principalmente as ácidas, ou verduras de folhas escuras.

O cálcio, elemento fundamental na formação e preservação de ossos e dentes, está no leite e derivados e também em legumes, tofu, leite de soja, tahine, algas marinhas, amêndoas e figos. No trigo integral, leguminosas, nozes, cereais em geral e tofu, encontra-se o zinco, importante na formação de enzimas.

As proteínas essenciais, que não são produzidas pelo corpo humano, podem ser encontradas nas folhas escuras, cereais e leguminosas. As proteínas têm importante função de construção, explica Maura. São elas que permitem a formação dos tecidos e da massa muscular.

Comer um prato de arroz com feijão, legumes e verduras, tendo como sobremesa uma fruta garante a boa nutrição, já que todos os nutrientes necessários à manutenção da saúde estão sendo consumidos. Além disso, componentes como o feijão e folhas, por exemplo, ricos em fibras, ajudam a retardar a digestão, dão sensação de saciedade e não interferem no controle da glicemia.

sábado, 5 de junho de 2010

Alimentação Saudável Também para Ganho de Peso



Na contramão do que a maior parte da população almeja, acredite, muitas pessoas desejam ganhar peso e sofrem para conseguir.

Você pode pensar, ganhar peso é muito mais fácil do que eliminar peso pois é só comer em grande quantidade e alimentos muito calóricos, mas isso não é verdade. Ganhar peso é tão ou mais difícil do que eliminar.

Isso acontece, pois a dificuldade em ganhar peso se deve ao famoso metabolismo, que por algum motivo aproveita os nutrientes para formar energia e não armazená-la, ou por genética, ou por distúrbios como o hipertireoidismo que podem dificultar o aumento de peso.

A tireóide é uma glândula que produz hormônios responsáveis por regular a nossa taxa de metabolismo, quando esses hormônios são produzidos em excesso, como é o caso do hipertireoidismo, há um aumento do nosso gasto metabólico basal, ou seja, calorias “gastas” para realizar as nossas funções vitais.

A recomendação de uma dieta saudável, equilibrada e a prática regular de atividade física, indicada para quem deseja eliminar peso serve também para quem deseja ganhar peso.


Pessoas magras também desenvolvem doenças como: colesterol, hipertensão ou diabetes. Portanto, nada de exagerar nos doces, frituras, alimentos tipo fast-food, embutidos, queijos amarelos, etc. O mais importante é se manter saudável, magrinho ou gordinho!

O ideal é sempre consultar um nutricionista para que ele possa elaborar um plano alimentar específico para você, de acordo com as suas necessidades. Ele também poderá avaliar a necessidade ou não do uso de suplementos alimentares.

Mas vamos te dar algumas dicas que podem te ajudar a ganhar alguns quilinhos sem prejudicar sua saúde:

- Evite ficar mais de 2 horas sem se alimentar;

- Faça de 5 a 6 refeições diárias;

- Prefira os carboidratos, principalmente os integrais. O carboidrato é excelente fonte de energia e os cereais integrais altamente nutritivos;

- Adicione azeite de oliva na sua salada. O azeite além de aumentar o seu consumo de calorias, te ajudará no combate aos radicais livres e no controle das taxas de colesterol;

- Consuma frutas oleaginosas como: macadâmia, nozes, castanhas. Assim como o azeite, elas são fonte das chamadas “gorduras boas” (mono e poliinsaturadas) e te ajudarão na prevenção de doenças cardiovasculares;

- Pratique musculação Essa atividade favorecerá o aumento de massa muscular e conseqüente aumento de peso.