SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG!


Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre alimentação e saúde, é um canal direto com o profissional onde nos comunicamos de forma rápida e moderna, mande sua pergunta para algum dos e-mails abaixo e responderei o mais rápido possível!

Muito obrigado pela vista e volte sempre!

ENVIE SUA PERGUNTA PARA:

dicasdonutricionista@gmail.com

ATENDENDO PELOS PLANOS:

GoodLife Saúde
Mais Saúde
São João de Deus Saúde
Saúde Caixa

Pesquise no Blog

Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Fumantes têm duas vezes maior risco de cegueira, alertam especialistas



Há pelo menos 1 bilhão de fumantes em todo o planeta, e essas pessoas têm o dobro de chances de ficarem cegas, segundo alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira, em ocasião ao Dia Mundial sem Tabaco. De acordo com especialistas, o tabagismo é a segunda maior causa de mortes no mundo, atrás apenas de problemas cardiovasculares, sendo responsável pelo óbito de um a cada dez adultos. E o cigarro pode afetar, inclusive, pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes, causando doenças graves, incluindo aquelas que podem levar à cegueira.

“O olho é uma das regiões mais atingidas pelo tabaco, tanto em fumantes ativos quanto em passivos. O risco de desenvolver catarata é duas vezes maior entre fumantes que entre não-fumantes”, alerta a oftalmologista Neuza Rios, do Hospital Oftalmológico de Brasília. “Existe também maior incidência de degeneração macular relacionada à idade (DMRI) em fumantes, que têm até 2,5 vezes mais chances de ter a doença. A DMRI leva à baixa acuidade visual (qualidade e quantidade de visão), muitas vezes irreversível”, completa. De acordo com a especialista, o hábito de fumar favorece a manifestação da DMRI, na medida em que as toxinas presentes no tabaco aumentam o estresse oxidativo da retina e faz surgir novos vasos sanguíneos anormais sob a mácula. “Esses vasos, por serem anormais, deixam extravasar líquidos que danificam a visão, dando a sensação de embaçamento central”, explica.

Além da catarata e da degeneração macular, a exposição ou uso do tabaco em médio e longo prazo pode causar olho seco, piora na tolerância ao uso de lentes de contato (o que aumenta o risco de úlceras corneanas), dificuldade para controlar conjuntivites alérgicas, além de poder aumentar a pressão intraocular, facilitando o surgimento e dificultando o controle do glaucoma. “Estudos recentes também relacionam uma maior incidência de estrabismo e hipermetropia em filhos de mães fumantes”, completa a oftalmologista.


Fonte: Atf Comunicação. Press release. 29 de maio de 2010.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Porque a Gordura se Acumula no Corpo?


Nos tempos remotos, quando o homem vivia em cavernas e era nômade, o organismo humano desenvolveu um processo para proteger a vida. Com todas as dificuldades em conseguir alimento na natureza em certas ocasiões, quando a caça ia mal e a natureza não fornecia o necessário, o homem precisava acumular energia. Como não sabia quando teria comida disponível, o organismo armazenava toda a energia que podia para garantir a sobrevivência. Essa energia era armazenada na forma de gordura.

Quando o homem das cavernas encontrava alimento, comia muito. O organismo interpretava isso como um sinal para começar a armazenar, na expectativa de que sofreria novamente um longo período de escassez.

Esse mecanismo permanece no DNA do homem até hoje. E os alimentos que o homem consume atualmente são bem diferentes das frutas e alimentos crus com os quais o homem das cavernas estava acostumado. Agora tudo é frito, doce, industrializado…

O mecanismo de reserva, aliado ao alto teor calórico dos alimentos, facilita ainda mais o acúmulo de gordura no corpo.

E essa gordura é bastante persistente. É difícil de se perder. Isso porque ela possui uma estrutura molecular que dificulta a queima. Ela precisa de, por exemplo, 3,5 vezes mais esforço para ser queimada do que o carboidrato, outra fonte de energia.


Fonte: Entre na Línea

terça-feira, 25 de maio de 2010

NUTRICIONISTA NO NO INFERNO (PIADA)

BOM DIA CAROS LEITORES!

SEI BEM QUE MEU BLOG É VOLTADO PARA DICAS DE SAÚDE E BOA ALIMENTAÇÃO, MAS COMO NINGUÉM É DE FERRO E COMO NÃO É TODOS OS DIAS QUE VEJO UMA BOA PIADA FALANDO DE NUTRICIONISTAS RESOLVI POSTAR ESTA QUE RECEBI DE UMA QUERIDA AMIGA QUE JÁ FOI MINHA PROFESSORA NA ÉPOCA DE FACULDADE.

DEI BOAS RISADAS COM ELA ESPERO QUE VOCÊS TAMBÉM ACHEM ENGRAÇADO... AFINAL RIR É UM ÓTIMO REMÉDIO E TRÁS MUITOS BENEFÍCIOS PARA A NOSSA SAÚDE... (VIU SÓ COMO NÃO SAÍ DO FOCO? RS)

BOA LEITURA E DIVIRTAM-SE, AINDA HOJE POSTAREI NOVAMENTE! MUITO OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!

Um Nutricionista desceu aos portões do inferno e foi admitido...
Mal havia chegado, já estava insatisfeito com o baixo nível de higiene do
inferno.


Logo começou a fazer projetos e várias ações para coibir aquele caos... com
boas práticas infernais, procedimentos padrões higiênicos infernais e APPCC
(Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).


Pouco tempo depois já não havia no inferno o insuportável fedor, ninguém
melhor que ele sabia limpar uma sujeira do local. Criou várias planilhas de
monitoria com todos os registros de correções possíveis e ninguém mais
reclamava. O nutricionista era um cara muito popular por lá, mesmo fazendo
auditorias de autocontrole freqüentemente.


Um dia, Deus chamou o diabo ao telefone e perguntou, ironicamente:


- E então, como estão as coisas aí embaixo?


E o diabo respondeu:


- Uma maravilha! Agora aqui todos se beijam, se alimentam pois a alimentação
é de primeira qualidade sem nenhum risco à nossa saúde, as pessoas estão
mais felizes...... isso sem falar no que o nosso Nutricionista está planejando
um belo cardápio para breve!


Do outro lado da linha, surpreso, Deus exclamou:


- O quê!?! Vocês têm um Nutricionista aí? Isso foi um engano! Nutricionistas já
sofrem demais em colocar em prática todas as Portarias, Instruções
Normativas, Ofícios Circulares e outras normas emanadas diariamente e em
proporções avassaladoras do órgão central e por conta disso nunca vão para o
inferno. Mande-o subir aqui, imediatamente!


O diabo respondeu:


- Sem possibilidade! Eu gostei de ter um Nutricionista para cuidar de todos
nós e continuarei mantendo-o aqui.


Deus, já mais irritado, fala em tom de ameaça:


- Mande-o para cá, agora, ou tomarei as MEDIDAS LEGAIS NECESSÁRIAS.Mandarei instaurar um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) contra
você.


Eis que o diabo soltou uma gargalhada:


- Hahahaha...! E onde é que você vai arrumar UM ADVOGADO AÍ EM CIMA?


AOS MEUS QUERIDOS AMIGOS ADVOGADOS! HEHEHE! GRANDE ABRAÇO A TODOS.... FOI SÓ BRINCADEIRINHA VIU? POR FAVOR, NÃO ME PROCESSEM!


sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Que Fazer Para Evitar Gases Intestinais (Flatulência)?

Você sabe o que é flatulência? São gases intestinais, que causam grande desconforto, além de poder trazer constrangimento social. Esses gases são formados pelo ar engolido durante a fala e enquanto comemos ou por gases formados no aparelho digestório. Eles são expelidos por via oral (arrotos) ou via anal (gases intestinais).


O que pode causar flatulência?

- Consumir excesso de leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja;

-Consumir excesso de vegetais como repolho, brócolis, couve-flor, couve, cebola, aspargo, rabanete, batata-doce, pimentão, pepino, aipo, berinjela;

- Carnes muito temperadas e defumadas, ovos cozidos, peixes, frutos do mar, queijos muito maduros (gorgonzola, parmesão), açúcar branco ou mascavo, doces e bebidas gasosas (refrigerantes, cervejas, espumantes);

- Adoçantes artificiais com sorbitol;

- Comer rápido e mastigar pouco os alimentos atrapalha a digestão;

- Falar muito durante as refeições. Isso faz com que se engula um grande volume de ar.


O que fazer para diminuir a flatulência?

- Procure comer devagar e não falar durante as refeições;

- Prefira alimentos ricos em fibras e beba bastante líquido;

- Não ingerir em excesso os alimentos que causam gases, citados acima;

- Procurar comer alimentos como maçã, iogurte, chás concentrados de salsinha e salsão e frutas perfumadas como pêra, pêssego, sem casca e bem maduras. Esses alimentos reduzem os odores das fezes;

- Caminhar após as refeições estimula os movimentos intestinais, melhorando seu funcionamento e evitando gases.

terça-feira, 18 de maio de 2010

O Que São Alimentos Funcionais?

Os alimentos funcionais ou nutracêuticos são aqueles que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde. Ou pelo menos deveriam ser assim: os cientistas já reconhecem as propriedades funcionais de muitos desses alimentos, porém os estudos ainda não são conclusivos pois a ciência ainda não consegue determinar uma dieta diária de alimentos funcionais que atenda a todas as necessidades do organismo.

Essas substâncias não são novidade, como às vezes prega a indústria de alimentos. As isoflavonas, por exemplo, compostos que ajudam na redução do colesterol ruim, fazem parte da alimentação humana desde que a soja foi descoberta pelos chineses, há mais de 5 000 anos.

O que vem acontecendo é um aprofundamento nos conhecimentos da natureza química das substâncias funcionais e das suas funções no organismo. Com isso, os laboratórios e a indústria alimentícia passaram a produzir, em larga escala, alimentos funcionais formulados ou “artificiais”, como leites fermentados, biscoitos vitaminados e cereais matinais ricos em fibras.

Para chegarem ao mercado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária exige que o fabricante apresente provas científicas das propriedades funcionais alegadas na embalagem. Mas não se entusiasme demais com os rótulos: 1 litro de leite com ômega 3, por exemplo, oferece menos desse ácido graxo que uma posta de salmão.

Betacaroteno

O que faz: Ajuda a diminuir o risco de câncer.

Como age: Quando ingerimos gorduras e proteínas, o betacaroteno se converte em vitamina A, protegendo as células do envelhecimento.

Onde encontrar: Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve.

Isoflavonas

O que fazem: Atenuam os sintomas da menopausa.

Como agem: Por ter uma estrutura química semelhante ao estrógeno (hormônio feminino), alivia os efeitos de calor e cansaço da menopausa e da tensão pré-menstrual.

Onde encontrar: Soja e seus derivados.

Licopeno

O que faz: Está relacionado à diminuição do risco de câncer de próstata.

Como age: Evita e repara os danos dos radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o câncer.

Onde encontrar: Tomate e seus derivados, além de beterraba e pimentão.

Ômega 3

O que faz: Diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Como age: Reduz os níveis de triglicerídeos e do colesterol total do sangue, sem acumulá-lo nos vaso sanguíneos do coração.

Onde encontrar: Peixes de água fria, como salmão e truta, e óleo de peixes.

Flavonóides

O que fazem: Diminuem o risco de câncer e atuam como antiinflamatórios.

Como agem: Anulam a dioxina, substância altamente tóxica usada em agrotóxicos.

Onde encontrar: Suco natural de uva e vinho tinto, além de alimentos como café, chá verde, chocolate e própolis.

Probióticos

O que fazem: São microorganismos vivos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal.

Como agem: Impedem que bactérias e outros microrganismos patogênicos se proliferem no intestino.

Onde encontrar: Iogurtes e leites fermentados.

FONTE: SUPER INTERESSANTE

Onde Podemos Encontrar a Gordura Trans?


A gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Ela começou a ser usada em larga escala a partir dos anos 1950, como alternativa à gordura de origem animal, conhecida como gordura saturada. Acreditava-se que, por ser de origem vegetal, a gordura trans ofereceria menos riscos à saúde. Mas estudos posteriores descobriram que ela é ainda pior que a gordura saturada, que também aumenta o colesterol total, mas pelo menos não diminui os níveis de HDL no organismo.

Em geral, as gorduras vegetais, como o azeite e os óleos, são bons para a saúde. Porém, quando passam pelo processo de hidrogenação ou são esquentadas, as moléculas são quebradas e a cadeia se rearranja. Essa nova gordura é que vai fazer todo o estrago nas artérias. Esse processo de hidrogenação serve para deixar a gordura mais sólida. E é ela que vai fazer com que os alimentos fiquem saborosos, crocantes e tenham maior durabilidade. O grande desafio atual da indústria é encontrar uma alternativa mais saudável à gordura trans, sem que os alimentos percam suas propriedades.

Esta gordura pode ocorrer naturalmente em alguns alimentos como leite e carnes, mas em pouca quantidade, não merecendo nossa atenção.

Devemos nos atentar para a gordura trans que está largamente distribuída em diversos alimentos industrializados, pois se você reparar na embalagem, em muitos produtos encontrará a gordura vegetal hidrogenada, que é um tipo de gordura trans, na lista de ingredientes.

A gordura hidrogenada é obtida através da hidrogenação industrial de óleos vegetais (que são líquidos à temperatura ambiente), formando uma gordura de consistência mais firme. Por suas características, ela melhora a palatabilidade e textura, e aumenta a vida de prateleira dos produtos, por isso é muito utilizada na indústria.
A gordura hidrogenada também é usada por redes de fast-food e restaurantes para frituras.

Produtos como:
- margarinas,
- sorvetes cremosos,
- biscoitos,
- bolos,
- tortas,
- pães,
- salgadinhos,
- pipoca de microondas,
- bombons,
- e tudo mais que contenha gordura hidrogenada, são fontes de gordura trans.

Lembre-se sempre de checar o rótulo dos produtos no supermercado e procurar por ela nos ingredientes.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nutrição na Saúde dos Cabelos


BOA NOITE QUERIDOS LEITORES E LEITORAS!


ESTA POSTAGEM DE HOJE É EM HOMENAGEM ÀS MULHERES QUE VISITAM SEMPRE MEU BLOG, SEI QUE VOCÊS SÃO AS MAIORES ADMIRADORAS E INCENTIVADORAS, E SEI TAMBÉM QUE ESTE ASSUNTO INTERESSA A TODAS VOCÊS! PORTANTO, BOA LEITURA!

Manter uma alimentação saudável é de fundamental importância para a saúde dos cabelos. Uma alimentação equilibrada que satisfaz as necessidades de vitaminas e minerais pode proporcionar um cabelo mais brilhante e bem nutrido.

A vitamina B2, por exemplo, é muito importante nos processos de crescimento, reprodução de células e cicatrização, podendo favorecer os cabelos. Já a vitamina A é bem importante para um desenvolvimento normal, crescimento e manutenção saudável das células do couro cabeludo estando em níveis equilibrados no organismo.

Segundo especialistas, a carência de vitamina F (ácidos graxos essenciais) causa uma desorganização no processo de queratinização do couro cabeludo, estimulando o aparecimento da caspa. Há também indícios que a falta de B7 (biotina), que faz parte do complexo B, altera o ciclo de crescimento do cabelo, aumentando a duração da fase da queda natural dos fios. Os especialistas também sugerem que a deficiência de cálcio faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço.

O ideal é se alimentar bem, ingerindo habitualmente frutas, hortaliças, leguminosas e incluindo alimentos integrais na dieta. Também faz-se necessário ter uma ingestão hídrica equilibrada para manter a hidratação do corpo.

Onde encontrar os nutrientes que mantém a saúde capilar?
Confira sugestões de alguns alimentos:

- Vitamina B2
Cereais (arroz integral, aveia, trigo), ovos, semente de girassol, ervilhas, repolho e agrião.

- Vitamina A
Cenoura, mamão, abóbora e acelga.

- Vitamina F
Óleos vegetais (amendoim, linhaça, girassol), amêndoas e abacate.

- Vitamina B7
Gérmen de trigo, levedo de cerveja, nozes, laranja e melão.

- Cálcio
Agrião, salsa, beterraba, brócolis, couve, laranja e milho.

Fonte: Nutrição Sadia